terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Caderno artesanal A6 mais fácil e barato de todos

 Oii procêis, hoje vim trazer um tutorial. É um caderno artesanal de 20 folhas, e assim 40 páginas, que não exige muitas coisas e nem tempo. Dá pra ter um ótimo resultado, mesmo não tendo uma ferramenta ou outra.

Me dediquei bastante ao vídeo. VEJO SEU LIKE LÁ!



MATERIAIS E FERRAMENTAS

Você vai precisar de :

AGULHÃO: serve para furar as folhas. Você pode furar com a agulha ou algumas outras ferramentas pontiaguda que tenha em casa. Sempre usei um artesanal que o meu pai fez;

BASE DE CORTE: serve como base para fazer cortes, evitando estragar a superfície. Dá pra substituir por uma placa de mdf;

Recomendo essas, em tamanho:

A4 https://amzn.to/2N9Gun9

A3 https://amzn.to/3p4yjFT


ESTILETE: pra fazer cortes. São super em conta, melhor comprar um mesmo;

LINHAS: Use a linha que tiver ao alcance, como linha de crochê, de bordar, cordão encerado, ...;

ESPÁTULA E DOBRADEIRA: quando não tinha espátula e dobradeira sempre usei o transferidor pra alisar tecido e contact;

 PASSO A PASSO EM FOTOS

    Além do vídeo, tirei algumas fotos do processo, pra passar alguns detalhes. Por exemplo, das imagens da capa. Sempre gostei dessas imagens botânicas, são informativas e as ilustrações impecáveis. Você pode escolher o que gostar, só precisa usar Word ou Canva e fazer com que as duas imagens usem exatamente a metade da folha.
    A maioria das impressoras deixa uma borda branca com a impressão. Pensando bem agora, é bem melhor que as imagens não sejam de tons tãos parecidos. Fica mais difícil cortar ao meio quando não dá para distinguir bem!
    O melhor é passar pra .pdf, não tem perigo do arquivo se modificar. Recomendável imprimir em papel 120g/m² ou superior. Se precisar de ideias para estampas, me chama.
    Para minha capa, usei Papel Sulfite A4 120g da Filiperson, esse aqui https://amzn.to/2NXsFbu, lembrando que com Amazon Prime a gente paga só R$9,90/mês e tem frete grátis ilimitado com produtos selo Prime, além de ter acesso aos filmes e séries do Prime Video, aos livros do Prime Reading, muita coisa!! Se inscreva aqui https://amzn.to/3uHicSK e me ajude com os trocadinhos gerados.
 


    É importante fazer a laminação a frio da capa, assim podemos garantir que seja mais resistente e que não vai estragar por causa de água. Além de acrescentar um brilho bem bonito!

    O aspecto da impressão também melhora. Parece mais profissional e acabamento de qualidade. Isso  valoriza seu trabalho!

    Umas das primeiras coisas que comprei e indico são os binder clips, quando se trata de cartonagem e encadernação eles são essenciais e de todos os tamanhos. 

Esse é o maior que tenho, são da TRIS e estão disponíveis aqui: https://amzn.to/3uv9aYO


Esse é um de 19 mm, da CIS. Acrescentei essa decoração com washi tape e gostei do resultado, estão disponíveis aqui: https://amzn.to/3bBcPM2

São um pouco caros? São, mas um ótimo investimento, ainda mais que são de metal, é dá pra ter na cor e formato que quiser.

    O que torna esse caderno fácil é dividi-lo ao meio, então o segredo de imprimir uma boa imagem. Vai facilitar a sua vida!

    É sempre importante destacar a última lâmina e começar o trabalho com a lâmina nova. Isso facilita a força que será preciso fazer e não vai deixar rebarbas.

    Mesmo que o caderninho seja artesanal, nada melhor do que padronizar algumas coisas, como foi o caso das estampas, mas também a costura. Assim quando estiverem lado a lado serão idênticos. Isso demonstra muita qualidade, atenção e dedicação. Garanta que esteja fazendo o melhor.


    Sempre escolha linhas bonitas, com brilho e que sejam novas. A costura firme deixa seu caderninho mais resistente e é uma decoração a mais.


    Fiz neste estilo de ilustração botânica vintage, também porque estava inspirada em Bridgerton! Já li todos os livros e amo a série! Já leu os livros ou assistiu a série na Netflix?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atualizações do Instagram

Topo